“Contenham esse avanço... Façam qualquer coisa, por menor que seja... Mantenham aberta ainda que seja uma só porta dentre cem, pois conquanto que tenhamos pelo menos uma porta aberta, não estaremos numa prisão.”
(G.K.C)

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Os novos rumos

* Trechos escolhidos do artigo THE NEW GROOVE, parte do livro THE COMMON MAN.

(Livre Tradução de Agnon Fabniano)

O inconveniente daquilo que chama a si mesmo de mentalidade moderna são simplesmente os "trilhos" e nosso hábito de ficarmos contentes com os trilhos, porque dizem que são os trilhos da mudança... O mais importante que tenho a dizer sobre os esses trilhos é isso: sua única forma de progresso é ir cada vez mais rápido ao longo de uma linha em certa direção. Não sentem a curiosidade de se deterem, nem conhecem o valor de voltar atrás... A locomotiva não progrediu para outra coisa que não fosse locomotivas cada vez mais velozes.

Apesar das mais violentas pretensões de independência, continua parecendo-me que a vida intelectual de hoje está simbolizada pelo trem, ou a estrada de ferro ou os trilhos. São enormes o barulho e a vivacidade com que se faz referência a certas modas ou rumos fixos do pensamento, assim como é enorme a velocidade que se consegue nos trilhos fixos de uma ferrovia. Porém, se começarmos a pensar realmente em sair do trilho, veremos que aquilo que é verdade a respeito do trem é igualmente verdade a respeito da verdade. Veremos que é mais difícil saltar do trem quando ele marcha velozmente do que quando ele está em lentidão. Veremos que a rapidez é rigidez; que se um movimento artístico, social ou político andar cada vez mais rápido, menos pessoas serão capazes de sair dele, ou mover-se contra ele. E no fim das contas talvez ninguém saltará para fora dele rumo à liberdade intelectual, assim como ninguém saltará de um trem que anda a 130 km/h.

Ao meu entender, esta é a principal característica do que chamamos pensamento progressista no mundo atual. Ele está limitado no mais exato sentido da palavra. Tem uma só dimensão. Vai em um só sentido. Está limitado por seu progresso. Está limitado por sua velocidade.

Os homens modernos não tem profundo conhecimento sobre os argumentos racionais a favor da tradição, porém conhecem, quase até a exaustão, os argumentos racionais a favor da mudança.

Não quero dizer que a verdade está somente na tradição; só estou dizendo que a publicidade está a favor da inovação.

Interpretaram-me muito mal se pensaram que estou pedindo passagens de volta à Atenas e ao Éden, simplesmente porque não quero ir no trem barato da Utopia. Quero ir aonde eu bem entender. Quero parar aonde eu bem entender. Quero conhecer o comprimento e a largura do mundo, ficar fora dos trilhos para andar pelas antigas planícies da liberdade.

Nenhum comentário: