“Contenham esse avanço... Façam qualquer coisa, por menor que seja... Mantenham aberta ainda que seja uma só porta dentre cem, pois conquanto que tenhamos pelo menos uma porta aberta, não estaremos numa prisão.”
(G.K.C)

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Elogio e Desprezo x Descrição e Definição

A mente humana tem no geral mais inclinação para elogiar e desprezar do que para descrever e definir. Ela quer fazer de toda diferença uma distinção em valor; surgem então aqueles críticos fatais que nunca conseguem indicar a qualidade divergente de dois poetas sem colocá-los em ordem de preferência como se fossem candidatos a um prêmio.
Lewis

4 comentários:

Florzinha disse...

"O carinho é responsável por nove-décimos de qualquer felicidade sólida e durável existente em nossas vidas" (C. S. Lewis)
Gostei dessa citação. Aliás, gosto muito das citações que você faz de Lewis. Beijo.

juliana kramer disse...

Não é à toa que Lewis é o meu escritor predileto...rs

Florzinha disse...

Acho que isso eu já tinha percebido...rs.
"Quanto mais deixamos que Deus assuma o controle sobre nós, mais autênticos nos tornamos - pois foi ele quem nos fez. Ele inventou todas as diferentes pessoas que eu e você tencionávamos ser (...) É quando me viro para Cristo e me rendo à sua personalidade que pela primeira vez começo a ter minha própria e real personalidade." (C. S. Lewis)
Esta é outra citação que gostei muito.

Unknown disse...

freud, afirmou: “podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio.”

talvez isso traduza um pouco o que postou tão apropriadamente!

bjo carinhoso.
PS: postei recentemente essa 1ª frase de lewis (citado por elis) na comuna (orkut) de livros evangélicos, onde mantenho um fórum de frases. ela é perfeita!