“Contenham esse avanço... Façam qualquer coisa, por menor que seja... Mantenham aberta ainda que seja uma só porta dentre cem, pois conquanto que tenhamos pelo menos uma porta aberta, não estaremos numa prisão.”
(G.K.C)

terça-feira, 11 de março de 2008

Reflexão de Rasselas *

- A juventude é a idade da alegria – gritou. – Vou juntar-me a jovens cuja única ocupação é satisfazer seus desejos e cujo tempo é todo despendido numa sucessão de divertimentos.

Foi prontamente aceito em tais sociedades, mas em poucos dias estava de volta, cansado e deprimido. A alegria ali era desprovida de idéias, o riso, de motivo. Os prazeres eram grosseiros e sensuais, sem nenhuma participação do espírito. A conduta era ao mesmo tempo rebelde e desprezível...

O príncipe logo concluiu que jamais seria feliz num tipo de vida do qual se envergonhava. Achava impróprio para um ser razoável agir sem um plano e ficar triste ou alegre por acaso.

- A felicidade – disse ele – deve ser algo sólido e permanente, sem medo e sem incerteza.

Mas os jovens companheiros tinham-lhe conquistado tanta consideração, por sua franqueza e cortesia, que não os pôde abandonar sem adverti-los e censurá-los.

* A História de Rasselas, príncipe da Abissínia, romance de Samuel Johnson.

Nenhum comentário: