“Contenham esse avanço... Façam qualquer coisa, por menor que seja... Mantenham aberta ainda que seja uma só porta dentre cem, pois conquanto que tenhamos pelo menos uma porta aberta, não estaremos numa prisão.”
(G.K.C)

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Salvo pelo ceticismo

Chesterton diz que seu agnosticismo foi derrotado quando lera tudo o que pôde encontrar, em língua inglesa, da literatura cética. Não foi uma só linha de apologética cristã, mas livros de Herberth Spencer, Huxey e outros. "Eles me semearam na mente as primeiras fortes dúvidas da dúvida [...] Quando assisti a última das palestras atéias do Coronel Ingersoll, irrompeu-me o terrível pensamento: 'Tu quase me persuadiste a ser cristão'." Parece um paradoxo, mas é que Chesterton, cada vez mais, ao aprender mais sobre o ceticismo, observava a inconsistência dos ataques: "A medida que eu lia e relia todas as explicações não-cristãs ou anticristãs da fé, de Huxley a Bradlaugh, uma lenta e terrível impressão se formava gradativa mas graficamente em minha cabeça a impressão de que o cristianismo deve ser maximamente extraordinário. Pois ele, no meu modo de entender, não só tinha os vícios mais ardentes, mas aparentemente tinha um talento místico para combinar vícios que pareciam incompatíveis entre si.

O cristianismo era atacado de todos os lados e por todas as razões contraditórias. Mal um nacionalista acabara de demonstrar que ele pendia demais para o oriente, outro demonstrava com igual clareza que ele pendia demais para o ocidente. Mal a minha indignação se arrefecera diante de sua configuração quadrada angular e agressiva, minha atenção era novamente chamada para observar e condenar sua irritante natureza redonda e sensual."

Se o universo fosse cheio de vida, a afirmação cristã de que Deus desceu a esse planeta para salvar o homem seria um absurdo. Porém, se só existe vida na terra, isso prova que a vida é um subproduto acidental do universo, o que também é uma crítica à doutrina cristã. Fundamentos contrários são sempre ajustados para contradizer o cristianismo. As conclusões contra a doutrina cristã são da seguinte forma: onde há fumaça há fogo, e se não há fumaça é porque o fogo está muito bem escondido.

Nenhum comentário: