“Contenham esse avanço... Façam qualquer coisa, por menor que seja... Mantenham aberta ainda que seja uma só porta dentre cem, pois conquanto que tenhamos pelo menos uma porta aberta, não estaremos numa prisão.”
(G.K.C)

quinta-feira, 5 de março de 2009

A revolução dos idiotas

Nelson Rodrigues
[Até o século XIX] o idiota era apenas o idiota e como tal se comportava. E o primeiro a saber-se idiota era o próprio idiota. Não tinha ilusões. Julgando-se um inepto nato e hereditário, jamais se atreveu a mover uma palha, ou tirar uma cadeira do lugar. Em 50, 100 ou 200 mil anos, nunca um idiota ousou questionar os valores da vida. Simplesmente, não pensava. Os "melhores" pensavam por ele, sentiam por ele, decidiam por ele. Deve-se a Marx o formidável despertar dos idiotas. Estes descobriram que são em maior número e sentiram a embriaguez da onipotência numérica. E, então, aquele sujeito que, há 500 mil anos, limitava-se a babar na gravata, passou a existir socialmente, economicamente, politicamente, culturalmente etc. houve, em toda parte, a explosão triunfal dos idiotas.

2 comentários:

YuriBSB disse...

Certíssimo.
Cabe a nos autopsiar-nos'' para ver se não somos idiotas e ser NATUralmente contra a idiotia,Ou admitir essa vontade.
Estou cansado de ser julgado 'pelos idotas'...QUe eu tenha firmeza em não ser idiota..

Anônimo disse...

A BEM DA VERDADE ,O NOTAVEL NELSOM RODRIGUES REFERIA-SE A ESSA REVOLUCAO DA ATUALIDADE ;HOJE ,O QUE ASSISTIMOS ,NADA MAIS E DO QUE A REVOLUCAO DOS IDIOTAS;QUE SEM PENSAR NO FUTURO ,EM SUA FURIA DESASERBADA DE PODER ,FAZ DAS NOSSAS INTITUICOES ,COISAS QUE SERAO IRREPARAVEIS NO FUTURO.EX:ELEGER ALGUEM ,SEM A MENOR CAPACIDADE PARA UM CARGO EXECUTIVO ,LEGISLATIVO ,NAO É DEMOCRACIA ,MAS SIM UMA DEMONSTRACAO DO QUE REALMENTE É UM IDIOTA ,COLOCANDO UM REPRESENTANTE SEU NO PODER .(UMA TRISTE PROFESSIA DE NELSOM RODRIGUES).OS IDIOTAS ,POR SUPERIORIDADE NUMERICA ,VAO DOMINAR ESSE PAIZ ! ,O QUE JA ESTA ACONTECENDO.FRAZES TIPICAS DE UM IDIOTA :ESSA CRISE VAI CHEGAR AQUI COMO UMA MAROLINHA ,(PROPRIO DE QUEM NAO TEM DIMENSAO DA REALIDADE ),A CLASSE TRABALHADORA ,É QUEM MANDA ,(COMO SE O IMPREGADO ,NAO DEPENDESE DO IMPREGADOR ),MUDAR O NOME DA BOLSA ALIMENTACAO ,PARA BOLSA FAMILIA ,(COMO SE O PROPRIO BENEFICIADO ,NAO TIVESSE MEMORIA )ETC ETC ETC ETC ETC.