“Contenham esse avanço... Façam qualquer coisa, por menor que seja... Mantenham aberta ainda que seja uma só porta dentre cem, pois conquanto que tenhamos pelo menos uma porta aberta, não estaremos numa prisão.”
(G.K.C)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Novamente, em defesa do senso-comum

Quando escrevia, na outra postagem logo abaixo, minha "Em defesa do senso-comum", procurava extasiadamente uma citação que estava em um dos meus livros e que resumia plenamente o meu ponto de vista. Não encontrei. Postei o texto sem ela. Porém, hoje, por um acaso, acabei encontrando-a. Ei-la, é a essência da postagem anterior:

"Quando o cérebro me excita na alma a sensação de uma árvore ou de uma casa, eu digo, sem hesitação, que existe realmente fora de mim uma árvore ou uma casa, cuja localização, tamanho e outras propriedades eu conheço. Logo, não se encontra homem nem animal que ponham em dúvida esta verdade. Se viesse à cabeça de um camponês essa dúvida, e ele, por exemplo, dissesse não acreditar que uma videira existe, apesar de estar em sua presença, seria considerado louco, e com boas razões. Porém, quando um filósofo apresenta tal comportamento, ele espera que nós admiremos seu conhecimento e sua sagacidade que ultrapassam infinitamente a capacidade de apreensão do povo". (Leonhard Euler)