“Contenham esse avanço... Façam qualquer coisa, por menor que seja... Mantenham aberta ainda que seja uma só porta dentre cem, pois conquanto que tenhamos pelo menos uma porta aberta, não estaremos numa prisão.”
(G.K.C)

sábado, 18 de abril de 2009

A aventura de viver

"A vida é uma aventura", dizem. E não estão de todo errados, mas muitos que recebem essa graça - de viver - não se comportam como aventureiros. Cada vez mais, vejo a vida como um jogo, cheio de armadilhas, descobertas, segredos e recompensas, mas que também possui certas regras.

Aprendi algo fascinante neste jogo. Quase nada é mais emocionante do que dar um salto e rolar no chão para escapar de uma armadilha. Ou então descobrir que o corredor sem saída, na verdade, possui uma passagem secreta, ou ainda, perceber que basta empurrar aquela pedra, para que a água seque e o tesouro apareça.

Pois a vida é mesmo assim. Por todos os lados existem armadilhas. Em toda parte há segredos. Devemos viver em constantes descobertas. Mas tudo dentro das regras.

Na época em que vivemos predominam as armadilhas das filosofias. É muito gratificante quando descobrimos que, por pouco, não fomos enganados e atraídos para um caminho diferente daquele onde está o tesouro.

Infelizmente, as armadilhas estão cada vez mais requintadas e os aventureiros cada vez menos preparados. Esquecem até o cantil d'água e o canivete. Mas há aventureiros preparados que demonstram habilidade em escapar dos laços e perceber as incoerências escondidas.

Devemos nos juntar aos aventureiros experientes e sensatos para que possamos escapar dos perigos. É por isso que outro dia escrevi por aqui que "Há escritores que são verdadeiros profetas e verdadeiros historiadores. Falam do passado como se tivessem participado dos fatos - de todos os planos, das guerras, das vitórias e das derrotas. Do futuro, falam como se de lá, acabassem de chegar. Há escritores que são contemporâneos de todos os tempos! A estes, procuro dedicar minha atenção".

Devemos seguir as regras, aprender a jogar, desenvolver estratégias e ficar sempre atentos, senão, ... GAME OVER.

Nenhum comentário: