“Contenham esse avanço... Façam qualquer coisa, por menor que seja... Mantenham aberta ainda que seja uma só porta dentre cem, pois conquanto que tenhamos pelo menos uma porta aberta, não estaremos numa prisão.”
(G.K.C)

sábado, 25 de abril de 2009

Citações de C. S. Lewis


Esta postagem será permanentemente atualizada e seu link ficará no lado direito da página principal do blog, no quadro chamado "Alguns destaques", para melhor acesso. Pretendo nela adicionar, tanto quanto possível, citações de C. S. Lewis. Afinal, como dizia Churchill, "as citações, quando gravadas em nossa memória, dão-nos bons pensamentos. Elas nos dão vontade de ler os autores e conhecê-los melhor."


Atualização - 08/07/2009

  1. Desagradam-me as pessoas que, cercadas de segurança e conforto, fazem exortações aos que estão na frente de batalha. (Exortação)
  2. A realidade nunca se repete. Alguma coisa nunca é tirada de nós e, depois, é-nos devolvida do mesmo modo em que se apresentava. (Realidade)
  3. Quando nada há em sua alma exceto um grito de socorro, talves seja o exato momento em que Deus não o pode atender: você é como o homem que se afoga e que não pode ser ajudado por tanto se debater. É possível que seus gritos repetidos o deixem surdo à voz que você esperava ouvir. (Deus e o sofrimento)
  4. Os cinco sentidos; um intelecto incuravelmente abstrato; uma memória acidentalmente seletiva; um conjunto de idéias preconcebidas e suposições tão numerosas, que não tenho como analisar senão uma minoria delas - nem sequer me tornar consciente de todas elas. Quanto da realidade é capaz de admitir um amparo semelhante? (Realidade)
  5. Pode um mortal fazer perguntas que Deus considera não passíveis de resposta? Absolutamente, sim! Todas as perguntas sem sentido não são passíveis de resposta. Quantas horas há num quilômetro? O amarelo é redondo ou quadrado? Provavelmente, metade das perguntas que fazemos - metade de nossos grandes problemas teológicos e metafísicos - pertençam a essa categoria. (Entendimento)
  6. A vida, no sentido biológico, não tem relação alguma com o bem e o mal até surgir o binômio percepção e inteligência. (O bem e o mal)
  7. O sono é uma mulher sedutora que despreza quem a corteja e corteja quem dela escarnece. (Sono)
  8. Suponho que nos importaríamos menos com a humilhação se fôssemos mais humildes. (Humildade)
  9. Qual é o problema em haver um boato sobre minha morte? Não há nada ignonimioso em morrer: sei que as pessoas mais respeitáveis morrem! (Morte)
  10. O perdão é, por natureza, para os que não o merecem. (Perdão)


Atualização - 29/04/2009
  1. Há dois erros iguais e opostos no que diz respeito à matéria Demônios: Uma é desacreditar em sua existência. A outra é acreditar e sentir um excessivo e doentio interesse neles. Os mesmos demônios ficam igualmente satisfeitos pelos dois erros e portanto, contemplam um materialista e um mágico com o mesmo prazer. (Demônios)
  2. Há uma série de coisas com as quais eu não me preocuparia se fosse viver apenas setenta anos, mas que me preocupam seriamente com a perspectiva da vida eterna. (Eternidade)
  3. A Afeição não exige demasiado, fecha os olhos para as faltas, renova-se facilmente depois das discussões... A Afeição abre nossos olhos para a bondade que não teríamos visto nem apreciado não fosse por causa dela. (Afeição)
  4. O amor que se tem pelo conhecimento é uma espécie de loucura. (Conhecimento)
  5. Cada amizade verdadeira é uma espécie de secessão, e mesmo rebelião. Pode ser uma rebelião de pensadores sinceros contra erros aceitos ou de maníacos contra o bom senso aceito; de verdadeiros artistas contra a arte popular inferior, ou de charlatões contra o gosto civilizado; de homens bons contra a maldade social ou de homens maus contra a bondade. (Amizade)
  6. Os homens que possuem amigos fiéis são menos fáceis de manejar ou “alcançar”; mais difíceis de corrigir por parte das boas autoridades e de corromper por parte das más. (Amizade)
  7. A Amizade (como os antigos descobriram) pode ser uma escola de virtude; mas também (como não perceberam) uma escola de vício. Ela é ambivalente. Torna melhores os homens bons e piores os maus. (Amizade)
  8. As pessoas que aborrecem umas às outras devem encontrar-se poucas vezes, as que interessam uma à outra, muitas vezes. (Amizade)
  9. Esse é um dos poderes mais notáveis da linguagem poética: comunicar-nos a qualidade de experiências que não tivemos e que talvez jamais tenhamos; utilizar fatores que envolvem nossa experiência de modo que se tornem indicadores de algo externo a ela... (Poesia)
  10. Depois dos primeiros passos na vida cristã, nos damos conta de que tudo o que realmente precisa mudar na alma só pode ser feito por Deus. (Vida cristã)


25/04/2009

  1. Nós consideramos Deus como um piloto considera o pára-quedas dele; está lá para emergências mas ele espera nunca ter que usá-lo. (Deus)
  2. Todos dizem que o perdão é uma idéia maravilhosa até que elas possuam algo para perdoar. (Perdão)
  3. Todos nós desejamos o progresso, mas se você está na estrada errada, progresso significa fazer o retorno e voltar para a estrada certa; nesse caso, o homem que volta atrás primeiro é o mais progressista. (Progresso)
  4. O carinho é responsável por nove-décimos de qualquer felicidade sólida e durável existente em nossas vidas. (Carinho)
  5. Você não tem uma alma; você é uma alma. Você tem um corpo. (Alma)
  6. Pela primeira vez examinei a mim mesmo com o propósito seriamente prático. E ali encontrei o que me assustou: um bestiário de luxúrias, um hospício de ambições, um canteiro de medos, um harém de ódios mimados. (Sobre o homem)
  7. O sofrimento é o megafone de Deus para um mundo ensurdecido. (Sofrimento)
  8. Os homens tornaram-se cientistas porque esperavam encontrar lei na natureza, e esperavam encontrar lei na natureza porque criam em um Legislador. (Deus)
  9. Somos criaturas divididas, correndo atrás de álcool, sexo e ambições; desprezando a alegria infinita que se nos oferece, como uma criança ignorante que prefere continuar fazendo seus bolinhos de areia numa favela, porque não consegue imaginar o que significa um convite para passar as férias na praia. (Sobre o homem)
  10. O amor-Necessidade diz a respeito de uma mulher: 'Não posso viver sem ela'; o amor-Doação anseia por fazê-la feliz, dar-lhe conforto e proteção - e, se possível, riqueza; o amor Apreciativo contempla e prende a respiração, fica em silêncio e se rejubila de que tal maravilha possa existir, mesmo que não seja para ele; não ficará inteiramente deprimido se a perder, pois prefere isso a jamais tê-la visto. (Amor)

Um comentário:

Vírnia Ponte disse...

São lindas...!