“Contenham esse avanço... Façam qualquer coisa, por menor que seja... Mantenham aberta ainda que seja uma só porta dentre cem, pois conquanto que tenhamos pelo menos uma porta aberta, não estaremos numa prisão.”
(G.K.C)

sábado, 25 de abril de 2009

Citações de Chesterton


Esta postagem será permanentemente atualizada e seu link ficará no lado direito da página principal do blog, no quadro chamado "Alguns destaques", para melhor acesso. Pretendo nela adicionar, tanto quanto possível, citações de Chesterton. Afinal, como dizia Churchill, "as citações, quando gravadas em nossa memória, dão-nos bons pensamentos. Elas nos dão vontade de ler os autores e conhecê-los melhor."


Atualização - 08/07/2009

  1. Todo homem odeia a humanidade quando se sente diminuído em sua condição de homem. Todo homem em dados momentos já deve ter sentido a humanidade a seus olhos como nevoeiro que desnorteia, ou a humanidade em suas narinas como dor que sufoca. (Homem)
  2. Desconsidere o sobrenatural e o que permanece é o artificial. (Sobrenatural)
  3. A mente cria a distância, o automóvel estupidamente a detrói. (Imaginação)
  4. Quando procuramos os méritos de um homem, não é recomendável que ouçamos seus inimigos ou, coisa ainda mais tola, que ouçamos o próprio homem. (Méritos)
  5. Enquanto houver mistério, haverá saúde. (Oculto)
  6. Não existe um homem que seja realmente bom enquanto não saiba o quão mau pode ser, e só enquanto não se deu conta disso com exatidão é que pode falar desdenhosamente dos criminosos, como se estes fossem símios da selva que vivessem a milhares de quilômetros. (O bem e o mal)
  7. O mais incrível dos milagres é que aconteçam. (Milagres)
  8. Os homens podem manter uma espécie de nível de bem, mas nenhum homem jamais foi capaz de conservar um mesmo nível de mal. (O bem e o mal)
  9. A mente moderna sempre confunde duas idéias: a de mistério no sentido de maravilhoso e a de mistério no sentido de complicado. Isso é metade da dificuldade com respeito a milagres. Um milagre é surpreendente, mas é simples. É simples porque é um milagre. é algo que vem diretamente do poder de Deus (ou do diabo), em vez de vir indiretamente pela natureza ou pelo homem. (Milagres)
  10. Às vezes a gente pode fazer um bem, sendo a pessoa certa no lugar errado. (O bem e o mal)

Atualização - 29/04/2009
  1. O Progresso devia significar que estamos sempre transformando o mundo para ajustá-lo àquela visão. No entanto, o progresso significa, atualmente, que estamos sempre mudando a visão. (Progresso)
  2. Quanto mais séria uma religião, mais ela permite que se ria dela. (Religião)
  3. Os homens que realmente acreditam em si mesmos estão todos nos hospícios. (Loucura)
  4. Nenhum homem é, de fato, bom, enquanto não souber quão mal ele é, ou poderia ser. (Bondade)
  5. O sonho é sempre concreto e confiável; o sonho é sempre um fato. A "realidade" é que é, muitas vezes, uma fraude. (Sonho)
  6. Existe um caminho que vai dos olhos ao coração sem passar pelo intelecto. (Coração)
  7. Nada há de mais plausível e confiável do que os contos-de-fadas, que nos fazem ver as coisas como realmente são: encantadoras demais para podermos racionalizá-las, restando-nos apenas admirá-las... (Contos de fadas)
  8. Aceitar tudo é um exercício, entender tudo é uma tensão. (Razão)
  9. Todo lugar na terra é o começo ou o fim, segundo o coração do homem. Eis a vantagem de se viver num planeta esférico. (Mundo)
  10. Todos os homens que não passam por um amolecimento do coração, devem passar, no mínimo, por um amolecimento do cérebro. (Amor)

25/04/2008

  1. A coragem significa um forte desejo de viver sob a forma de uma grande disposição para morrer. (Coragem)
  2. Uma coisa pode ser muito triste para ser crível ou muito má para ser crível ou muito boa para ser crível; mas ela não pode ser tão absurda para ser crível, neste planeta de sapos e elefantes, de crocodilos e peixes-espada. (Crença)
  3. A Bíblia nos diz para amar nosso próximo e também para amar nosso inimigo; provavelmente porque eles são a mesma pessoa. (Inimigos)
  4. O louco não é um homem que perdeu a razão. O louco é um homem que perdeu tudo exceto a razão. (Loucura)
  5. A imaginação não gera a insanidade. O que gera a insanidade é exatamente a razão. Os poetas não enlouquecem, mas os jogadores de xadrez sim. (Imaginação)
  6. O poeta apenas deseja a exaltação e a expansão, um mundo em que ele possa se expandir. O poeta apenas pede para pôr a cabeça nos céus. O lógico é que procura pôr os céus dentro de sua cabeça. E é a cabeça que acaba por se estilhaçar. (Razão x Imaginação)
  7. A poesia mantém a sanidade porque flutua facilmente num mar infinito; a razão procura atravessar o mar infinito, e assim torná-lo finito. O resultado é a exaustão mental... (Razão x Imaginação)
  8. As pessoas não conhecem a fundo o mundo que habitam e, por essa razão, acreditam cegamente, em meia dúzia de máximas cínicas que estão longe de ser expressão da verdade. (Engano)
  9. Os evolucionistas parecem saber tudo acerca do elo perdido, a não ser o fato de que ele continua perdido. (Evolucionismo)
  10. A eternidade dos fatalistas do materialismo, a eternidade dos pessimistas orientais, a eternidade dos arrogantes teosofistas e cientistas mais altos de hoje está, de fato, muito bem representada pela serpente comendo o próprio rabo, um animal aviltado que destrói até a si mesmo. (Materialismo)

Nenhum comentário: